sábado, agosto 05, 2006

21

Dentre as minhas preferências por filmes, existe aquele tipo que é sobre assaltos bem bolados do estilo Ocean´s Eleven. Acho muito legal essas histórias em que um bando se junta e resolve fazer uma operação que todos acham impossível de ser feita. Talvez o que eu goste mesmo nesse tipo de filme é que sempre está envolvido algum "malandro", que conhece muito bem do assunto e sempre arruma um "jeito inteligente" para tudo dar certo.

Sobre "jeito inteligente", me refiro apenas às malandragens, como em "Catch me if you can", em que o Di Caprio nunca é pego ou ainda "Maverick", em que o protagonista além de ser talentoso com cartas ainda conseguia "ler" os oponentes durante o jogo. Existem outros tipo de filmes que me agradam também, como por exemplo os que tratam da inteligência mesmo, no sentido ortodoxo "da coisa". Como por exemplo: "Uma mente brilhante " e "Gênio indomável".

Com o mote de inteligência e o "assalto impossível" o filme 21 , que ainda é projeto, torna-se, pelo menos para mim, uma ótima sugestão. O filme baseia-se no livro "Bringing down the house" que conta a história do famoso clube de blackjack dos alunos do MIT. Para quem não lembra, Blackjack é aquele jogo que ganha quem chegar mais perto de 21. E por isso, pros lados de cá, o jogo é conhecido como 21.

Devido a própria natureza do jogo, o qual as cartas podem ser contadas (como em "Rainman"), o talento dos alunos recrutados para o clube e uma série de "malandragens" para despistar o pessoal dos casinos era possível ir para Las Vegas fazer dinheiro.

O filme, ou melhor, o projeto de filme ainda leverá algum tempo para ser finalizado, o que é ruim, porque o mote realmente me agrada, mas por outro lado é bom pois dá tempo de comprar e ler o livro. E algo que ainda me deixa mais ansioso sobre este projeto é a participação de Kevin Spacey que deverá interpretar o professor que organiza os alunos do clube.

Com Kevin Spacey realmente o projeto promete, ainda mais depois de ver filmes como "K-pax" e "Usual Suspects". Neste último, aliás, ele dá uma aula de malandragem.

Nenhum comentário: