Morar em outro pais e aprender a lingua lá e uma experiência interessante não apenas pelo fato de que estás ganhando "mais um meio de comunicação ", mas também porque é uma oportunidade de aprender outras coisas relacionadas à língua.
O caso do japonês é interessante, porque enquanto a pessoa está falando o interlocutor fica emitindo umas palavras do tipo "rai", "hum " no meio da frase do outro. Eles chamam esse artifício de aizuti (あいづち). É a tal da função metalinguística que a Tia Maricotinha falava lá na aula de português em algum lugar do passado. E de acordo com a "Tia" serve para verificar o canal de comunicação. Pelo mesmo motivo, temos aquela compulsão quase cretina de falar "1,2,3 testando" quando vemos algum microfone indefeso.
Continuando, conversar com um japonês em outra lingua é uma ocasião que dá para perceber a importância desse artifício para eles. Aconteceu comigo: Ele falava e falava e eu me mantinha calado ouvindo, como qualquer ocidental. Resultado: a cada 10 palavras ditas por ele,vinham as perguntas: "estás ouvindo?", "estás me entendendo?", "estou falando certo?". Enquanto para nós o contato "olho no olho" é a garantia de que a pessoa está prestando atenção, para os japoneses os sinais são esses pequenos sons.
Outro detalhe interessante é quando contamos alguma coisa "nova". A principal reação nipônica é falar "ooohhh", com variações de volume e duração do som. Mas o que torna esta expressão mais curiosa é que não interessa muito se o que estás falando é "pisei em uma casca de banana hoje" ou "a Leila foi quem matou Odete Roitman". Ou seja, o que para nós (ou pelo menos para mim) soa como se a pessoa estivesse surpresa pelo que estou contando, na verdade é apenas para "avisar" ao falante que ela está interessado, ou não, mas está ouvindo.
Chega um ponto no aprendizado da lingua que mesmo um estrangeiro sente a necessidade de usar esses sons, caso contrário, o ouvinte vai achar que não estás entendendo ou que não estás interessado no que ele esta falando. Então, agora como parte da "moral da história" quando lerem que tudo sobre quem matou Odete Roitman está na Wikipedia todo mundo fala "ooohhhh".
Nenhum comentário:
Postar um comentário